dieta mediterrânea Ideias para uma alimentação mais saudável

Allcross Fone Clinipam Joinville
Uma salada regada com azeite e suco de limão, iogurte sem gordura e nozes e
frutas frescas, torradas com cobertura de abacate e tomate fatiado. Parece
delicioso? Estes são todos os alimentos que você encontraria na dieta
mediterrânea.
Longe de ser exótico, comer da "maneira mediterrânea" é menos uma dieta e mais
uma abordagem saudável para comer. Baseia-se em alimentos tradicionalmente
encontrados em países vizinhos ao mar Mediterrâneo. Legumes, frutas, nozes,
peixe e azeite são abundantes. Carne, gorduras saturadas e laticínios com alto
teor de gordura são consumidos em quantidades muito menores.
Benefícios para a saúde
Vários estudos sugerem que comer uma dieta mediterrânea pode ajudar a
contribuir para uma vida mais longa, ajudar no controle de peso e reduzir o risco
de doenças cardíacas.
Os pesquisadores atribuem benefícios à saúde a muitos alimentos à base de
plantas, peixes e gorduras saudáveis, combinados com quantidades menores de
alimentos de origem animal com alto teor de gordura.
Dieta mediterrânea 101
Você não precisa vir do Mediterrâneo para apreciar este plano de refeições
saudáveis. Aqui estão os princípios básicos:
 Baseie sua dieta em alimentos à base de plantas, como legumes,
frutas, grãos integrais, nozes e sementes.  Eles fornecem doses
vigorosas de antioxidantes, cargas de fibras e outras vitaminas e minerais
que podem ajudar a evitar doenças.
 Aumente gorduras saudáveis,  especialmente óleo de oliva ou canola,
nozes, abacates e peixes gordurosos (como salmão e sardinha). Todos têm
alto teor de gordura monoinsaturada e saudável para o coração.
 Diminuir gorduras saturadas e gordura trans. Leia os rótulos dos
alimentos para fazer escolhas mais saudáveis.
 Coma quantidades moderadas de peixes e aves e menos carne
vermelha. Escolha produtos lácteos com baixo teor de gordura ou sem
gordura.
 Use especiarias e ervas  para dar sabor aos alimentos, em vez de sal.
 Beba quantidades baixas ou moderadas de vinho tinto nas refeições  –
não mais que dois copos por dia para homens e um copo por dia para
mulheres. Mas se você não bebe, não comece.
 Escolha frutas frescas para a sobremesa.
E lembre-se de que apenas porque gorduras como azeite e nozes são saudáveis,
não lhe dá licença para comê-las com abandono. Esses alimentos ainda são ricos
em calorias totais.

Na cozinha
Mudar para uma maneira mediterrânea de comer não é apenas delicioso, é fácil
também. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a fazer a troca: